Mercado Container (Santo Antônio do Pinhal/SP) 2015




Santo Antônio do Pinhal vem despontando como destino turístico da Serra da Mantiqueira, sendo uma alternativa para quem não quer a badalação da vizinha Campos do Jordão e um ar mais interiorano, a cidade é uma opção, não apenas no inverno - com suas pousadas e hotéis-fazendas, mas em todo ano, com atrações que incluem cachoeiras, trilhas e a produção de orquídeas.

Notando este movimento, um jovem casal observou que a cidade não dispõe de um mercado que atenda o turista em compras rápidas e pontuais, resolveram estabelecer um pequeno mercado na cidade, com uma proposta de atendimento diferente de seus concorrentes.

A demanda era construir em um terreno de 168m² um pequeno mercado com sobreloja e um apartamento. O apartamento é necessário para a avó da esposa, que atualmente reside no local. Devido essas condições, as obras do mercado deveriam ser distribuídas em etapas que não exigissem a retirada da matriarca da família por um longo tempo.


Com estas condicionantes, propusemos que a construção do mercado multifuncional fosse em materiais secos e pré-fabricados. Optamos pela estrutura metálica no térreo e, com a demanda que a avó não poderia se ausentar por muito tempo, por possuir ligações afetivas com o lugar, preferirmos utilizar containers no pavimento superior.

A escolha dos containers se deve a sua resistência estrutural, ao mesmo tempo que sua área útil atende o programa de usos dos clientes além da agilidade de transporte e montagem, bastando apenas que as estruturas de base estejam finalizadas. Decidimos também pela capacidade de criar uma identidade única não só para o mercado, mas para Santo Antônio do Pinhal, onde os containers serão assimilados com o mercado na qual estão instalados.

Seguindo as premissas do casal, o mercado é dedicado aos produtos secos e embalados, com produtos de maior valor agregado no pavimento superior, enquanto que no térreo ficam os produtos mais cotidianos e uma cafeteria. Adotamos móveis e painéis de madeira afim de criar conforto e sensação de aconchego por parte dos clientes e funcionários. As instalações são aparentes o que facilita a manutenção e barateia o custo geral.

Na área externa lateral fica o espaço dedicado às frutas e hortaliças, com iluminação zenital em toda sua extensão e a empena da divisa vizinha será transformada em um grande painel verde, ajudando a reduzir a temperatura no local.

Ao fundo na face oeste, foram planejados pergolados para reduzir a incidência solar, enquanto que sobre os containers, será empregado argila expandida além de medidas como ventilação cruzada e uso de isolamento termo acústico entre as faces externas dos containers e paredes de drywall, tendo o objetivo de redução da temperatura interna nos containers.











As 4 unidades de containers, serão destinadas metade para o mercado e escritório, e a outra fração destinada à habitação. Esta habitação terá uma suíte com terraço na qual as portas dos containers serão utilizadas como fechamento à noite. Na área social, a cozinha e a sala são unificadas, criando um ambiente único e aumentando a percepção de amplitude de espaço no local.

O mercado container será implantado a poucos metros da rodoviária local, em um leve aclive em relação à este edifício. Com esta situação topográfica e a utilização de containers, acreditamos que o mercado será o primeiro cartão de visitas para quem chega na cidade, além de evidenciar a ideia do jovem casal por trás do empreendimento: a criação de um serviço diferencial para os turistas e para a cidade de Santo Antônio do Pinhal.




















Área do terreno: 168m²
Área construída: 266,6m²