Casa Jacareí (Jacareí/SP) 2015







Residência elaborada para um jovem casal residente na Grande São Paulo e que buscam um projeto econômico e de rápida execução, pensando na necessidade de mudança imediata. O lote está situado em um condomínio fechado com vista para a Serra da Mantiqueira, em uma região composta por acentuado relevo com mata preservada e hidrografia diversificada, como nascentes e lagos, no entorno.





A habitação proposta acomoda-se ao declive acentuado do lote por meio de três patamares alocados sobre o terreno, sendo que a distribuição do programa privilegia o perfil natural do lote e três situações distintas: a área de convivência voltada para norte com a paisagem montanhosa da serra emoldurada ao fundo; o setor íntimo voltado para a orientação mais favorável a leste no patamar intermediário, disposição essa que cria um pátio interno; e o patamar inferior que comporta a área de lazer e a piscina.













A construção foi pensada em duas etapas complementares: na primeira fase todo serviço moldado in loco como fundações, arrimos, lajes de piso e piscina em concreto armado, serviços que servem como gabarito e preparam o canteiro para a montagem da fase posterior, totalmente industrializada. Na segunda etapa executam-se os serviços pré-fabricados, como montagem da estrutura metálica – compondo peças leves e de fácil manejo - em perfis comerciais, lajes em painel treliçado, fechamentos externos em painéis leves e telhas metálicas e divisórias internas em sistema drywall.











Área do lote: 1000m²
Área construída: 325m²