Centro Comercial Pompéia (São Paulo/SP) 2015




Estudo Preliminar para um Centro Comercial no bairro da Vila Madalena, na bifurcação da Av. Pompéia com a Rua Nestor Vitor, próximo à Rua Heitor Penteado. A solicitação do cliente era manter o estacionamento existente, porém acrescentando um novo uso ao lote, usando o potencial construtivo básico com possibilidade de atingir o máximo futuramente. Com essas condicionantes em mãos iniciamos uma prospecção no intuito de encontrarmos o uso mais indicado para a região, sendo assim a região apresentou características diversificadas e vocação para comércio e serviços por estar próximo de residências e escritórios.


http://1.bp.blogspot.com/-voLOioAZ-Gg/UBBx_2YDHYI/AAAAAAAAALw/bJlXitmrLKI/s1600/AE%25CC%2581REA.jpg











Como estratégia de ocupação procuramos seguir o gabarito baixo do entorno na base do edifício, mantendo o estacionamento, porém em um nível mais baixo e resguardado, criando um patamar entre as diferenças de níveis das ruas perimetrais, esse espaço organizou e potencializou o número de vagas solicitadas, além de permitir que o térreo fosse ocupado por lojas e serviços, sendo uma extensão do espaço público, interligando as ruas através de sua circulação interna que extrapola aos acessos das ruas circundantes, convidado o pedestre.




No nível superior, acessado através da calma rua Nestor Vitor fora locado os escritórios, tirando partido do fato de estarem mais afastados do intenso tráfego da avenida Pompéia, aliado à vegetação existente, criando um ambiente propício para o programa de salas comerciais.








Equipe:
Anderson Noris
Rafael Rodrigues
Wellington Nagano

Área terreno: 900m2
Subsolo (Estacionamento): 765m2
Térreo (Lojas/Serviços): 450m2
Superior (Escritórios): 450m2